Home / computadores / Sobre sistemas operacionais

Sobre sistemas operacionais

SISTEMA OPERACIONAL (em inglêsOperating System – OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processadorgerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado “bootstrapping“, conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional “toma” o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

Segundo Tanenbaum,[1], pela perspectiva do usuário ou programador, existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

  • numa visão de cima para baixo (top-down): é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre os programas (software) e os componentes físicos do computador (hardware); ou
  • numa visão de baixo para cima (bottom-up): é um gerenciador de recursos, i.e., que controla as aplicações (processos) a executar, como, quando e com quais recursos (memória, disco, periféricos).

Um sistema operacional é projetado para ocultar as particularidades de hardware (ditas “de baixo nível”) e, com sua atuação, criar uma máquina abstrata que fornece às aplicações serviços compreensíveis ao usuário (ditas “de alto nível”).

FUNÇÕES DO SISTEMA OPERACIONAL

Formalmente, um sistema operacional e um conjunto de programas que gerenciam os recursos do computador e o funcionamento dos programas. De forma geral, o sistema operacional tem três funções básicas:

  • Controlar os recursos do sistema de computação.
  • Executar os programas do computador.
  • Gerenciar dados.

QUAL É O MELHOR SISTEMA OPERACIONAL?

  • Windows: Produzido pela Microsoft, cujo a versão mais recente é o Windows 10. É o mais popular entre desktops e notebooks;
  • MacOS: Encontrado única e exclusivamente em equipamentos produzidos pela Apple, que também desenvolve o sistema;
  • Linux: Por ser um software livre, não possui um produtor oficial.
  • Android: Software mais usamos nos Smartphone, também com algumas versões em Desktop.

Na verdade o melhor sistema operacional é aquele que atende todas as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super